segunda-feira, 30 de maio de 2011

Omo Orisa

Isso mesmo, Omo Orisá, tema do Blog, momento para start do nosso blog.
Acho que não preciso explicar muito porque Omo Orisa.. Por que sou Omo Orisa e depois que isto me aconteceu muitas coisas mudaram em minha vida.

Acredito que muitas dessas coisas acontecem e vão acoantecer na vida de todo Yawo, é Yawo... Esta é a forma que nós somos chamados quando nos iniciamos na religião... Antes de virar Pai ou Mãe de Santo, Babalorisá ou Yalorisá... Mas isso é conversa para um outro dia.

Criei este blog para conversar com o povo de axé, pois temos muito mais do que receitinhas para tudo, temos cultura e muito conhecimento.

Vou começar falando da iniciação... Tchararam!
Essa palavra é forte, soa de várias maneiras dependendo do ouvido, mas para mim é tudo muito mágico.

Fiz Orixá (é fiz orixá é assim que aprendi a falar depois que meu pai tomou Axé no Opo Afonjá, lá na Bahia e particularmente gostei muito disso) já adulta e pouco crescida kkk. Mas enfim, não estava morrendo, não estava doente, ninguém da minha família estava doente.

Fiz porque encontrei no candomblé o meu modelito ideal... e não to falando dos camisus e saias. To falando da religião que melhor lhe cabe, aquilo que lhe veste, que lhe conforta e que te aceita.

Minha primeira experiência com Candomblé foi quando eu era criança, minha madrinha de batisto é da macumba. Isso mesmo parece ironico ser batizada por uma mãe de santo na igreja católica, mas nada de moralismos no momento.

Minha madrinha, Dinha de Oxum, era de Angola, é de Angola, bem não sei mais direito como está a vida religiosa dela, e eu ia as famosas festas de Cosme e Damião, ou Festa de Erê se preferirem.
Comia caruru, dançava e brincava muito e sempre via um "santo" estranho que sempre me abraçava, uma tal de Oxum... (irônico isso não?). Mas se acham que derrepente aconteceu algo surpreendente podem cair do cavalo, não rolou nada.

Conheci um grupo de dança, que utilizava o ritmo dos orixás como base para suas composições e até mesmo alguma cantiga utilizada nas cerimônias, entrei para o grupo e comecei a dançar. Aí sim lascou-se tudo!

Dancei, dancei e dancei... Me apaixonei pelas cantigas e pelos "santos" agora por mim chamados de Orixás.

Foi assim que começou... Vou para por aqui e logo continuo...