quarta-feira, 20 de julho de 2011

Kaò Kabiyesile

Oba Iná! Kao Kabiyesile!
"Ele é a voz aterrorizante do trovão"
 

Reza de Xangô

Oba Kao
Oba Kao
Kabiyesile
Oba Ni Kole
Oba sere
Oba Njeje
Se re Alado
Bangbose O wo bitiko
Osé Kao
O Kabiyesile
 

O Rei meus cumprimentos
O Rei meus cumprimentos
Sua Majestade
O Rei construiu uma casa
O Rei do xere
O Rei prometeu, traz boa sorte, Dono do Pilão
Bamboxê abidikô meus cumprimentos
Oxê Sua Majestade


Reza dedicada a Xangô, onde se encontram elementos importantes em seu culto. O Pilão, instrumento que demonstra força e altivez. O Xere, instrumento utilizado para a sua invocação. Algumas invocações próprias como Oba, o grande Oba de Oió, Bamboxê abidikô, título ligado a sua reverência aos cultos ancestrais. E "Ni Kole", trecho ao qual indica uma casa imagina-se referência a fundação da casa de Iá Nasô, linhagem que ligada a sua segunda geração.



Mais uma linda quarta feira, dia abençoado pelo meu querido Oba Iná, Xangô.
Casa onde renasci, onde cresci e de menina me tornei mulher...
Minha saudação grande pai.

2 comentários: