terça-feira, 19 de junho de 2012

A morte de minha mãe

Olá querido Blog, faz tempo que não nos vemos...

Mas atualizando os fatos muita coisa ocorreu, minha mãe faleceu... e tive que tirar um dos ebós mais "punks" da minha vida.

Foi duro e chego a conclusão que deixo esse papo de "Eguns" para os mais velhos, afinal é necessário muito conhecimento para lidar com estas situações.

Com isto tudo, dei muita cabeçada e praticamente virei saco de pancada. É sério!
Pela primeira vez em 4 anos, pensei repentinamente em largar o candomblé, fiquei triste e descompreendida. Em muitos momentos procurei respostas nos orixás e em Exú sobre a perda da minha mãe.
Até que um dia de muita tristeza, falando com Exú Marabô, querendo saber porque nos momentos em que ela esteve hospitalizada ele não veio falar comigo, ele me disse: "O que a Sr.a queria que eu fizesse? Eu não ressuscito quem já se foi!".


Na hora fiquei um pouco chocada. Mas não é (que como sempre) meu velho tem razão! Quando chega a hora não tem o que se fazer, podemos apenas nos conformar e pedir para Iansã e Oxalá que quem partiu tenha um bom descanso.


Durante a internação de minha mãe um dia em desespero, Oxum veio a terra, minha irmã carnal Adriana, ajoelhou e clamou a Oxum que ela trouxesse nossa mãe de volta, Oxum, segundo os presentes, abraçou minha irmã, a levantou e apontou pro céu.

Depois disso acreditei que era a hora de me despedir de minha amada mãe, porque não havia mais ebó para ser feito, a hora dela tinha chegado.

Também sobre essa história de partir, fiquei pensando para onde será que minha mãe foi? Porque ela sempre foi simpatizante do candomblé, mas não era consagrada... Hum... confuso!

Então cheguei a conclusão que ela foi pro Orum, descansar e depois retornar dentro do seio da minha família para completar sua missão... Talvez esta é a resposta que mais me conforte...

Porque até para mim, candomblecista, é difícil perder alguém a quem tanto amamos, mas tenho fé em Oxum e Iansã que isso passará, e que me confortarei com a dor.

Abril 2011 - Seu último aniversário

Motumba sè.

2 comentários:

  1. Acho que esse é o momento mais difícil na vida de qualquer um. A perda da mãe nunca é fácil.
    Mas é isso mesmo, querida: busquemos a compreensão...o orixá é sábio. O Destino, também.
    Lembre-se que seu sorriso fazia sua mãe feliz. Soria sempre! É o que ela te pediria. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia, motumbá, conheci seu blog agora e já estou aguardando a próxima postagem, rs. A sua forma de colocar os fatos é muito agradável e lhe parabenizo por isso. Sobre o tópico, realmente a saudade é muito grande, mas sempre é bom agradecer pelos momentos felizes que passamos ao lado da pessoa que partiu.Um abraço, quando der visite meu blog portaldamagiadosorixas.blogspot.com Axé minha irmã e peça a Mãe Oxum por todos nós!

    ResponderExcluir