quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Porque fazer orixá?

Olá queridos...

É voltei!
Depois de algum tempo sem escrever, decidi voltar a registrar aqui minha peripécias e aventuras dentro da comunidade do Candomblé.

Muita coisa aconteceu neste tempo, então vou tentar escrever conforme vou lembrando ou não... sei lá.

Bem o post de hoje é sobre algo que me aconteceu... hoje (rsrsrs).

Há momentos em nossa vida que achamos que tudo está errado, que nada serve mais, nem nós mesmos servimos... e acreditem... estava passando por um destes momentos.

E ouvi a seguinte pergunta: Por que você fez santo então? Senão acredita, senão tem fé...

Mas o texto de hoje é só sobre a primeira... "Por que você fez santo então?"

Juro que não sabia o que responder na hora. Não sabia por que estava triste, confusa... mas também por que nunca tinha colocado tudo isso junto, analisado e pensado: Caramba... por que fiz santo?

Fiz uma retrospectiva de minha vida religiosa e daquele momento que decidi entrar para o Candomblé. E digo: fui privilegiada. Escolhi ser de Candomblé, fui pelo amor, como diziam os antigos.

A princípio me encantei com a Religião dos Orixás, com o culto pela natureza, pela beleza, pelo encanto... O que chamamos de "folclore".

Mas pensando de novo e respondendo a pergunta que me foi feita. Fiz santo para ser feliz, é isso ser feliz!

Orixá não traz dinheiro, o contrário, só tenho gasto.
Orixá não traz namorado, porque estou solteira novamente.
Orixá não traz emprego, porque hoje estou desempregada.
Orixá não faz milagre, porque quando implorei a Oxum pela vida da minha mãe, não teve jeito ela faleceu.

Então para mim, Orixá traz PROSPERIDADE!

Estranho?
Não!

PROSPERIDADE: qualidade ou estado de próspero, que significa feliz, venturoso, bem sucedido.

Deu para entender agora? Ainda não? Explicando com as frases acima.

Dinheiro: Não tenho, mas não estou passando fome, como bem e pago minhas contas.
Namorado: Não tenho, mas ninguém está assim tão enferrujado (kkkk).
Emprego: Não tenho, mas faço os free lancers e como disse acima, pago as contas.
Milagre: Não quero, afinal não sou católica e o que está escrito no destino tem que ser cumprido.

Resumindo, fiz Orixá para ser próspera!
Ser feliz com todas as dificuldades e tropeços da vida!
Para louvar e respeitar todos os dias a natureza.
Para ter uma nova família, viver em comunidade...

E você?
Se fez Orixá? Por que fez?
Se ainda não fez... Por que vai fazer?




2 comentários:

  1. Nossa que lindo, eu quero fazer no santo por amor, só por isso...amor.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto! a bencao. como esta voce hoje em dia? um abraco

    ResponderExcluir