quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Pombo Gira.... não! Pai e Mãe...

Olá!

Hoje o post era sobre Pombo Gira, para ser mais exata, sobre Maria Padilha...

Mas ao sentar em frente ao PC, mudei de ideia, vai ser sobre Pais e Mães.

Não aqueles que são nossos progenitores e sim os progenitores dos Orixás.
Gosto de chamá-los de sacerdotes, porém são mais conhecidos como Pais, Mães, Yás e Babas.

No meu caso Baba... mas eu chamo é de Pai mesmo (rsrsrs).

Então voltando a história do dia, ontem falei sobre aqueles momentos em que ficamos tristes, desestimulados... querendo jogar tudo para o alto. Um dia, algum velho me disse (ou acho que foi um caboclo, não lembro bem): Quem tem Pai e Mãe não morre pagão!

Sábias palavras! Completamente aplicadas ao meu dia-a-dia.

Tenho muito amor ao meu Pai Carlos... o progenitor, afinal sem ele não teria vida, saúde, educação e abrigo durante 18 anos de minha vida... Mas nos últimos 08 anos, ganhei outro Pai.

Sim, Pai! De verdade, no duro!

Um Pai que nunca desistiu de mim, apesar das burradas, malcriações, teimosias, crises e ataques de pelanca.

Eu posso, com certeza, abrir a boca e dizer: Eu tenho um Pai de Santo!
E ele ocupa várias funções, vejam só: Pai de Santo (essa é bem óbvia), Curandeiro, Atabaqueiro, Médico, Organizador, Administrador, Pedreiro, Marceneiro, Avicultor, Encanador, Psicólogo, Assistente de Recursos Humanos, Gerente Financeiro, Mediador de Conflitos, Trabalhador Rural, Mãe, Amigo.... e as vezes até Mágico!

Em muitos momentos até esqueço algo fundamental, que apesar de Sacerdote, ele também é HUMANO.

HUMANO, da palavra ser HUMANO, como eu e você...

Quantas vezes ele também não precisou de um: Curandeiro, Atabaqueiro, Médico, Organizador, Administrador, Pedreiro, Marceneiro, Avicultor, Encanador, Psicólogo, Assistente de Recursos Humanos, Gerente Financeiro, Mediador de Conflitos, Trabalhador Rural, Mãe, Amigo.... e até o Mágico.

Vixe, crise de consciência... 
Acho que agora é a hora de perguntar e lembrar que todos nós somos HUMANOS e também precisamos de alguém que nos acolha em momentos de dificuldade, que nos ampare, nos sacuda ou simplesmente diga: Se precisar de algo, estou aqui.

Pai, te admiro e acredito!
Vamos vencer!

A sua benção!
Ou como dizemos em casa: Surefumim Baba!





Babalorixá Jair de Xangô

Ilê Asé Opô Obá Tonile
*meu Pai





Nenhum comentário:

Postar um comentário